Scap 2018 – Abertura da X SCAP “BRASIL EM TRANSE: Democracia, tecnologia e direitos humanos”

Confira a abertura da X SCAP com a conferência magna: “Mídia e Democracia: Cidadãos-robôs e robôs-cidadãos”. O evento contou com Ivana Bentes por videoconferência no teatro da PUC Minas São Gabriel.f

Resumo: Economia da atenção, sociabilidades em redes. Regimes de produção de verdades. Algoritmos, big data e produção de subjetividade. Cidadãos-robôs e robôs-cidadãos. Tecnopolíticas para o bem comum. A produção midiática pós redes sociais. A produção de engajamento e os influenciadores digitais, no momento em que a participação e a ação política se tornam “commodities” e passam a mobilizar um espectro de atores muito além dos espaços tradicionais. Fake news, robôs e a produção automatizada e semi-automatizada de notícias e interações. A economia narrativa na produção subjetiva contemporânea.

Ivana Bentes: Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora e pesquisadora atuante na área de comunicação, arte, mídia, audiovisual e cultura. É diretora da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural no Ministério da Cultura de 2015 a 2016. É professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFRJ. É pesquisadora do CNPQ com os temas Estéticas da Comunicação e Periferias Globais, sobre a produção cultural e de mídia das periferias no Brasil. É autora, entre outros, do livro “Mídia-Multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas” (Editora Mauad X. 2015).

Podcast: SCAP

Produção: X SCAP