SCAP 2016 – O Conflito Árabe-Israelense: Realidade e Imaginário nas relações históricas entre árabes e judeus, com Danny Zahreddine

Desde a criação do Estado de Israel os antagonismos existentes entre o nacionalismo judaico e o nacionalismo árabe se aprofundaram fortemente, como resultado do projeto colonial europeu para o Oriente Médio. Porém, durante séculos estes dois povos irmãos governaram e viveram lado a lado e em paz. A discussão acerca dos conflitos entre Árabes e Judeus na contemporaneidade é de fundamental importância para que possamos compreender o que é real e o que é imaginário, de maneira a vislumbrarmos as possibilidades de convergência futura entre estes dois povos semíticos.

Conferencista: Danny Zahreddine
Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001); Mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas (2010). Atualmente é professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, atuando como professor do corpo permanente do Programa de Pós-graduação e da graduação. Além disto, é professor do curso de Pós-graduação em Estudos Diplomáticos do Centro de Direito Internacional (CEDIN) e líder do Grupo de Pesquisa Oriente Médio e Magreb do CNPQ.

A conferência fez parte da programação da VIII SCAP e foi realizada no dia 1º de Setembro 2016 (quinta-feira) no Teatro da PUC Minas, unidade São Gabriel. Confira a programação completa do evento em www.pucminas.br/scap

Podcast: SCAP

Conferencista: Danny Zahreddine
Gravação e edição: AudioLabSG