Scap 2018 – “Possibilidades e constrangimentos da era digital: novos fluxos comunicativos, novas práticas criativas e nem tão novas dinâmicas de poder”

Conferência “Possibilidades e constrangimentos da era digital: novos fluxos comunicativos, novas práticas criativas e nem tão novas dinâmicas de poder” com Ana Carolina Vimieiro.

Resumo: A conferência buscará detalhar as possibilidades e os constrangimentos que as novas tecnologias têm criado para práticas mais democráticas de participação na cultura. Através de exemplos e estudos desenvolvidos a partir do conceito de cultura participativa, a exposição demonstrará como mudanças significativas nos fluxos comunicativos introduzidos pela massificação dos meios de publicação pessoal criaram as condições para a inserção mais generalizada de vozes periféricas no circuito da cultura. Por outro lado, será abordado alguns dos constrangimentos estruturais que constituem esse novo cenário comunicacional, partindo sobretudo de exemplos e pesquisas desenvolvidas na área de Estudos Críticos de Internet. Entre esses constrangimentos temos novas formas de exploração do trabalho e uma dinâmica de concentração de mídia, com Google e Facebook, por exemplo, dominando cerca de 70{4837f3ca04b54b565a5f17f3290ac7368911435cd150a29212531db36f37bc3a} do tráfego de Internet.

Conferencista Ana Carolina Vimieiro – Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do grupo de pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG). É doutora em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT), na Austrália, onde integrou o Digital Media Research Centre e o ARC – Centre of Excellence for Creative Industries and Innovation. Sua dissertação de mestrado recebeu menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), em 2011, e sua tese de doutorado foi nomeada para o Outstanding Doctoral Thesis Awards da QUT, em 2015. Seus principais interesses de pesquisa incluem: cultura popular, cultura digital, engajamento cívico, fã-ativismo e análise de enquadramentos.

Podcast: SCAP

Produção: X SCAP