SCAP 2016 – Influência de Princípios Persuasivos no Comportamento de Usuários de Redes Sociais: uma Análise do Facebook, com Pedro Henrique Batista Ruas da Silveira

O grande número de usuários em redes sociais e a expansão deste tipo de ferramenta nos últimos anos modificaram a forma de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Uma questão importante para o entendimento desta expansão é a utilização de princípios persuasivos e como estes princípios interferem nos diferentes tipos de usuários existentes na rede. Visto que o Facebook é a maior rede social atual, atingindo a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, esta conferência adotou esta rede social como objeto de estudo e mostrou a identificação por meio de técnicas de agrupamento de três perfis de usuários quanto ao seu comportamento de uso: espectador, participante e produtor de conteúdo. Para isto foram considerados os registros das interações dos usuários na rede e métricas de redes complexas.

Conferencista: Pedro Henrique Batista Ruas da Silveira
Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes sociais on-line, Facebook, estratégias de persuasão e data mining.

A conferência fez parte da programação da VIII SCAP e foi realizada no dia 31 de Agosto 2016 (quarta-feira) no Teatro da PUC Minas, unidade São Gabriel. Confira a programação completa do evento em www.pucminas.br/scap

Podcast: SCAP

Conferencista: Pedro Henrique Batista Ruas da Silveira
Gravação e edição: ÁudioLabSG