Mostra “Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul” – Exibição do Filme “Que bom te ver viva” e debate

Ouça o primeiro filme apresentado na “Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul” na Puc Minas São Gabriel, “Que bom te ver viva” de Lúcia Murat, Brasil, 1989, 95’. Em sequência, o debate após a exibição.

Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa da Mostra de Cinema e Direitos Humanos.

Programação da Mostra Cinema e Direitos Humanos na Puc Minas São Gabriel:

  • 16/03 – 19 horas – Teatro da PUC Minas São Gabriel – Exibição do Filme “Sophia” (Kennel Rógis, Brasil, 2013, 15’).

Sinopse – Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora. Sessão com áudio descrição. Após a sessão, haverá um debate com participação do Prof. Ary Fernando Rodrigues do Nascimento, Profª. Maria Auxiliadora da Silva e grupo SVOA. A sessão conta com participação especial do Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão da PUC Minas.

  • 19/03 – 19 horas – Teatro da PUC Minas São Gabriel – Exibição do Filme “Cabra Marcado para Morrer” (Eduardo Coutinho, Brasil, 1984, 119’). Obra-prima do diretor Eduardo Coutinho.

Sinopse – Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou à sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. Dezessete anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos. Após a sessão, haverá um debate com participação do NESP – Núcleo de Estudos Sócio Políticos e Prof. Wellington Teodoro.

  • 23/03 – 19 horas – Teatro da PUC Minas São Gabriel – Exibição do Filme “Rio Cigano” (Julia Zakia, Brasil, 2013, 80’).

Sinopse – Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária. Após a sessão, haverá um debate com participação da Prof.ª Isabela Saraiva de Queiroz, Prof. Rodrigo Corrêa Teixeira e Carlos Amaral. A sessão conta com participação especial da Comunidade de Ciganos Guiemos Kalóns do São Gabriel.

  • 24/03 – 14 horas – Teatro da PUC Minas São Gabriel – Segunda exibição do Filme “Cabra Marcado para Morrer” (Eduardo Coutinho, Brasil, 1984, 119’).

Após a sessão, haverá um debate com participação da Prof.ª Carla Ferretti. A sessão conta com participação especial dos Projetos de Extensão PUC Mais Idade e Clicar na Terceira Idade.

  • 25/03 – 14 horas – Teatro da PUC Minas São Gabriel – Exibição do Filme “A Vizinhança do Tigre” (Affonso Uchôa, Brasil, 2014, 95’). O filme foi o grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014 e do 18º ForumDOCBH.

Sinopse – Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias. Após a sessão, haverá um debate com participação de André Geraldo Ribeiro Diniz, Affonso Uchoa e equipe do filme. A sessão conta com participação especial do Projeto de Extensão Articulando Redes e Fortalecendo Comunidades.

Podcast: Palestras

Gravação: Cristina Lacerda
Produção, Locução e Edição: Ranier Alves
Foto: Jackson Freitas (FotoLabSG)