JFest – 27/10/2022 – PUC Minas Coração Eucarístico – Manhã

Esse ano o rádio no Brasil completa 100 anos. E nossa homenagem é um JFest temático pra lá de especial. 🤩

APRESENTAÇÃO

Elias Santos (MEDIADOR) é doutorando, mestre e graduado em Comunicação Social pela UFMG. Atua nas áreas de televisão, rádio e internet há mais de 25 anos. Foi um dos realizadores do show de calouros Elias Sunshine Show, em 1993 na UFMG. Foi Presidente da Empresa Mineira de Comunicação EMC, diretor artístico e superintendente da Rádio Inconfidência e apresentador do programa diário Casa Aberta, (programa de maior audiência da Rádio Inconfidência). Foi criador e coordenador executivo da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

CONVIDADOS

Nair Prata é jornalista e doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Trabalhou em emissoras de rádio, principalmente a Itatiaia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Atualmente, é diretora Científica da Intercom. Publicou o livro “Webradio – novos gêneros, novas formas de interação”, além de vários artigos sobre o tema. Organizou 25 livros sobre rádio e comunicação.

Sônia Pessoa é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (FAFI-BH), mestre e doutora em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG). Professora do Departamento de Comunicação e do PPGCOM/UFMG. Autora do livro “Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas”. É coordenadora do Laboratório de Experimentações Sonoras da Fafich/UFMG e idealizadora e coordenadora da Rádio Terceiro Andar.

Christian Gurtner é historiador, escritor e piloto comercial de aviões. Produz há 18 anos o Escriba Café, o primeiro podcast de história feito no Brasil, ganhando duas vezes o prêmio de melhor podcast brasileiro e finalista entre 10 melhores do mundo pela Deutsche-Welle.

Bruno Favarini é jornalista formado pela PUC Minas com quase 10 anos de rádio. Atualmente é âncora na Bandnews FM e apresentador do jornal BandNews Minas Segunda Edição. Ex-chefe de redação da Alvorada FM.

Lucas Sanches é jornalista formado pela PUC Minas. Com passagem pelo Jornal Hoje em Dia, atualmente é repórter multimídia na Itatiaia, produzindo áudio, texto e vídeo.

Podcast: Palestras
Organização: Professores Viviane Maia e Getúlio Neuremberg, Cursos de Jornalismo da FCA PUC Minas
Participação: Elias Santos (MEDIADOR), Nair Prata, Sônia Pessoa, Christian Gurtner, Bruno Favarini e Lucas Sanches.
Trabalhos técnicos: Arthur Rocha, Giovanna Orsini, Wagner Almeida, Clara Costa e Wesley Diniz.
Imagem: Pâmella Ribeiro