SCAP 2023 – Os desafios das Inteligências Artificiais Generativas para o futuro da sociedade e do trabalho

A Inteligência Artificial Generativa finalmente é capaz de produzir textos áudios e imagens de forma quase autônoma. Esses avanços impactam diretamente a nossa forma de trabalhar e pensar soluções. Elas impactam na nossa produtividade, e no nosso conceito de autoria, criatividade, criação e criatura. Ela também acentua as desigualdades, ao exigir um novo letramento do …

SCAP 2023 – Apresentação Cultural – Sonoro Despertar

Sonoro Despertar é um projeto social da paróquia São Marcos, Belo Horizonte, voltado para a educação integral de crianças e jovens através da música. Desde a sua fundação por Padre Jésus Guergué, em 2000, o Sonoro Despertar está sob a Coordenação Pedagógica da Professora e Maestrina Celeste Alda Machado. Oferecendo formação musical para 140 crianças …

SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme Retratos de Identificação, com Roberta Veiga, Maria de Lourdes Gouveia e Robson Sávio

Longa metragem: Retratos de Identificação (Brasil, 2014, cor, 71 minutos), direção de Anita Leandro.    Na ditadura militar, presos políticos eram fotografados em diferentes situações: desde investigações e prisões até em torturas, exames de corpo de delito e necropsias. No filme, dois sobreviventes à tortura veem, pela primeira vez, as fotografias relativas as suas prisões: Antônio …

SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme A Rainha Nzinga Chegou, com Isabel Casimira, Júnia Torres, Íris Amâncio, Célia Gonçalves Souza e João Carlos Pio

Longa metragem: A Rainha Nzinga Chegou (Brasil/Angola, 2018, cor, 74 minutos), direção de Júnia Torres e Isabel Casimira Gasparino.    Três gerações de rainhas e uma travessia de volta aos domínios da mítica Nzinga, às terras dos reis do Congo, aos cantos de Angola, pelos descendentes da rainha da Guarda de Moçambique Treze de Maio, Isabel …

SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme Navios de Terra, com Simone Cortezão, Roberto Andrés e Armindo Teodósio

Longa metragem: Navios de Terra (Brasil, 2017, cor, 70 minutos), direção de Simone Cortezão.    Há anos a montanha é deslocada entre dois países: Brasil e China. Rômulo, ex-minerador e agora marinheiro, segue levando parte da montanha e vai ao encontro de outra. Na imensidão do mar, ele conhece outros viajantes e, em momentos febris, encontra …

SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme Piripkura, com Renata Terra, Sérgio de Castro, Wellington Cançado e José Luiz Quadros de Magalhães

Longa metragem: Piripkura (Brasil, 2017, cor, 82 minutos), direção de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge.    Dois indígenas nômades, Packî e Tamanduá, do povo Piripkura (povo borboleta), vivem nus com um facão, um machado cego e uma tocha no meio de uma área protegida da Floresta Amazônica, cercados por fazendas e madeireiros. E …

SCAP 2019 – Lançamento da revista Pista e Anais da SCAP: Brasil em Transe

Lançamento da publicação Anais da SCAP: Brasil em Transe. Com textos de Ivana Bentes, Robson Sávio, João Carlos Lino Gomes, Pe. Márcio Antônio de Paiva, Bruno Vasconcelos de Almeida. Poesia de Breno Bede. Fotografias de Filipe Chaves e Luís Siqueira. Organização e edição de Elisa Rezende. Projeto gráfico e diagramação de Dulce Albarez. Revisão de …

Scap 2018 – “A leitura do corpo negro na cultura brasileira: dilemas, impasses e possibilidades de fortalecimento da luta antirracista”

Conferência: A leitura do corpo negro na cultura brasileira: dilemas, impasses e possibilidades de fortalecimento da luta antirracista.   Resumo: Os processos de colonização e de escravização dos povos africanos no Brasil se desdobraram continuamente em práticas racistas, mesmo após a abolição em 1888. Ocorre que se por um lado, estes processos deixaram de ter legitimidade oficialmente, …



Semana de Ciência, Arte e Política - PUC Minas São Gabriel
A SCAP – Semana de Ciência, Arte e Política da PUC Minas São Gabriel – é um evento que integra o ensino, a pesquisa, a extensão e a pastoral universitária. Ele é realizado por todos os cursos e setores da Unidade e tem como objetivo principal a formação geral do aluno. A semana busca proporcionar por meio da interdisciplinaridade debates a cerca de questões contemporâneas e fundamentais para a formação humana não só do corpo discente, como também de toda a comunidade acadêmica e externa.
FacebookSite