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A partir do ensaio de Chimamanda Ngozi Adichie, esta mesa propõe refletir como a publicidade pode romper estereótipos e promover representações mais plurais de gênero. Discutiremos os impactos da comunicação na construção de identidades e na perpetuação de desigualdades. Serão abordados casos reais do mercado, avanços e retrocessos. A dimensão ética e estratégica de uma publicidade feminista será debatida. O objetivo é inspirar práticas comunicacionais inclusivas e transformadoras.
Mediação:
Profa. Luciana Andrade Gomes Bicalho
Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda (campus São Gabriel), membro de colegia-
do de Publicidade e Propaganda (campus Lourdes) e professora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Social (PPGCOM) da PUC Minas. Professora do corpo docente permanente do Mestrado em Co-
municação Digital do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa sobre mobilização social, posicionamento sociopolítico, engajamento, agenciamentos semióticos e sociotécnicos, dinâmica transmídia e apropriação/ressignificação tecnológica.
Convidadas:
Letícia Alves Lins
Pós-doutoranda, Doutora e Mestra em Comunicação, Pós-Graduada em Marketing e Publicitária de formação. Consultora de Diversidade e Inclusão com foco prioritário em gênero. Coordenadora do Curso de Diversidade e Inclusão do IEC da PUC Minas, instituição em que atua como professora
também. Professora da PUC Minas, do Sebrae e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Autora
do livro: “Deixamos o não em casa, mas saímos com o nunca. Publicidade, Experiência, Públicos
e Feminismos nas Redes Digitais” e organizadora do livro: Comunicação, diversidade e inclusão:
diálogo entre academia e mercado.
Carla Figueiredo
Mãe do João Pedro e do Eduardo, em primeiro lugar. Por anos e anos, atuou como executiva e consultora de Branding, Marketing e Comunicação, com uma jornada de aprendizado, construção de estratégias e entrega de projetos e resultados nas indústrias de comunicação, construção civil, pesquisa de marketing, telecomunicações, varejo e educação. Quer seja como professora, ou
como profi ssional de mercado, entende que seu papel é o de conectar conhecimento à pessoas, pessoas à pessoas e pessoas à estratégias e ações. Hoje atua como professora convidada da Skema Business School e da FDC, não só compartilhando sua experiência e repertório, mas desaprendendo e reaprendendo todos os dias. Mestra em Comunicação e Consumo pela ESPM São Paulo, teve como tema de estudo e pesquisa o femvertising, dinâmica publicitária que estabelece diálogos com os feminismos contemporâneos.