Assine: RSS
A proposta dessa roda de conversa é colocar em diálogo o que as pesquisas e a prática jornalística apontam para a relação entre o jornalismo e as perspectivas feministas. Com base em estudos desenvolvidos no âmbito do PPGCOM da PUC Minas e de experiências profissionais, as participantes vão dialogar com o público sobre os limites, as implicações e as tensões de um jornalismo que propõe um olhar feminista sobre o mundo, com impactos na atuação de jornalistas e no conteúdo consumido por leitores, espectadores e ouvintes.
Mediação:
Verônica Soares da Costa
Professora do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da
PUC Minas. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Líder do Grupo Bertha de Pesquisa. Jornalista com experiência em cobertura de ciência, tecnologia e inovação. Mestre em História Política e Bens Sociais pelo CPDOC / FGV e Doutora em Comunicação e Sociabilidade pela UFMG.
Convidadas:
Maria Eduarda Gonzaga
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na graduação, desenvolveu o projeto Eme – revista feminista defendida em seu TCC. Sua pesquisa
atual investiga a historicidade do jornalismo feminista, com foco nas práticas e agendas que constituem o campo, articulando debates sobre gênero e comunicação.
Maria Paula Monteiro
Jornalista feminista, integra movimentos e frentes de luta pelos direitos das mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. É co-fundadora do Coletivo Feminista Várias Marias, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres entre 2024 e 2025. Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e instrutora no Instituto FALA! de ferramentas Google para jornalistas.
Nara Lya Scabin
Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP),
tendo realizado estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela ECA-USP. Diretora Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) – Gestão 2023-2026. Vice-coordenadora o Grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa (PUC Minas).
PUC Minas São Gabriel. Bloco I. Sala Multimeios 30.